segunda-feira, 22 de setembro de 2014

viva la vida

1. arrumar a casa;
2. unhas;
3. inss;
4. banco;
5. e-mails;
6. be brave;
7. be strong;

sem análise por tempo indeterminado. inss suspendeu o meu benefício de setembro e eu não sei se vou ter pagamento em outubro. pedi um adiantamento para a editora, mas aqueles irresponsáveis não tiveram a capacidade de responder o meu e-mail (embora estejam ganhando ilegalmente às minhas custas). daqui a uma semana volto para o trabalho e estou relativamente bem com a ideia, mas talvez só porque eu saiba que é por tempo determinado. vendi mais alguns livros do realeza, porém ainda não tenho nem metade do dinheiro da passagem. be brave, be strong and dont give up, lilian. faltam só. 95 dias. 95 fucking dias.


terça-feira, 16 de setembro de 2014

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

medo

acordei com medo hoje. pela primeira vez, em sete meses, acordei com medo de deixar a minha vida aqui. minha casa, meus amigos, minha mãe, minha família. os meus lugares, os meus bares, o lugar onde gosto de ir para encontrar a calma, a ponte rio-niterói, a estrada rio-são paulo, o sorriso do povo daqui, as minha comidas. sei lá, hoje acordei com medo. faltam alguns meses só. faltam 102 dias para o andy chegar. queria me sentir mais preparada, mais firme, mais segura, mais pronta.

então lembrei que nunca estamos prontos. lembrei que quando arrumei as malas para vir para cá, fazia só duas semanas que eu tinha deixado a clínica psiquiátrica do jabaquara. eu não tinha um dinheiro separado. eu não tinha casa. eu não tinha absolutamente nada. se eu tivesse ficado em são paulo, me preparando, me organizando, certamente, eu jamais teria vindo. teria ficado lá naquela casa de fundos, comendo até as minhas artérias explodirem, me iludindo com uma vida que jamais chegaria. eu não teria aguentado.

o rio de janeiro não me deu apenas uma sobrevida. o rio me fez perceber que eu posso carregar a vida com as minhas próprias mãos, que eu posso conseguir o que eu quiser. se não der certo com o andy, arrumo as malas e volto. eu não tenho problema com a volta. eu tenho problema em ficar, em criar raízes, em me tornar árvore. nasci com alma cigana. nasci para ser pirata, para lavar roupa no balde, para não ter o que comer em um dia e no dia seguinte gastar R50 em um café da manhã. a vida que eu escolhi para mim foi essa. a mim não me interessa uma carreira, um doutorado, reconhecimento, nada disso. embora não pareça, foi para a vida que eu fui feita e eu preciso reaprender a respirar constantemente para não me perder entre um pulsar e outro do coração. 

acordei com medo hoje.
lavei os olhos.
fui para a rua.
tomei sol.
e voltei.

reaprender a respirar se faz necessário, sempre.
não há o que temer quando se tem um coração que transborda coragem.
não há o que temer.

domingo, 7 de setembro de 2014

oito de setembro

devo enlouquecer até amanhã. impossível pregar os olhos com esse balde de ansiedade no lugar do coração. devo enlouquecer até a próxima quinta-feira. a entrevista no consulado americano é na próxima quinta-feira. e eu jurando que era na sexta. foi o andy quem me lembrou: "mas você não disse que era no onze de setembro?". pois é, disse. e esqueci. porque ando com a cabeça nas nuvens.

vai dar tudo certo.
vai dar tudo certo.
tem que dar tudo certo.

o vizinho do andar de cima deu para ficar caminhando pela casa depois da meia-noite. escuto todos os seus passos. duas noites atrás, ele começou a arrastar os móveis às três da madrugada. tentei fingir que não era comigo, cheguei até a cochilar, mas acordei com o barulho da queda de alguma coisa. cutuquei o teto com o cabo da vassoura. ele parou. mas continua com os passos depois da meia-noite. não há um só morador deste prédio que tenha os boletos das faculdades mentais em dia. não tem. hoje, por exemplo, voltando do supermercado, uma moradora falou de mim para outro morador, na portaria:

- olha aí, outra bonita.

- oi?, perguntei.

- outra moradora bonita. agora só tem morador bonito e jovem no prédio, ALELUIA.

agradeci e entrei no elevador dando risada. o dia começou bem mal, com chá de boldo e mau humor por causa da alergia. não consigo tirar o cheiro de xixi do sofá. sebastião estava com a macaca hoje. achei melhor não contraria-lo e deixei o bichano destruir a casa inteira. foda-se a casa, que seja feita a revolução felina.

vai dar tudo certo.
vai dar tudo certo.
tem que dar tudo certo.

vai sim,
ô se vai.

dear chan, logo mais eu tô aí.
dear andy, logo menos você está aqui.
dear chan, dear andy, amo vocês.

vai dar certo sim.
vai ter lilian na américa sim.
ô se vai.

é setembro!

"Although you are normally content to remain in your comfort zone, you're eagerly anticipating embarking on a wonderful new adventure now. The Pisces Full Moon floods your 11th House of Social Networking, luring you away from your tunnel vision so you can catch a glimpse of the big world outside. Take a chance and reach farther than you have in the past. There's no room for complacency; the future is waiting for you if you are willing to step into it."

amanhã e sexta-feira.
depois, começa a contagem regressiva.

não tenho borboletas no estômago,
tenho a primavera toda.

na vitrola: o som de domingo,